Depois de duas recusas e algumas alterações ao projecto, o clube conseguiu finalmente obter o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian, num ano em que apenas 10 das 67 candidaturas nacionais obtiveram a bolsa.
Desde Outubro, juntam-se quinzenalmente no clube cerca de vinte pessoas, que "dissecam" obras de autores tão distintos como Clarice Lispector, Franz Kafka, Rosa Montero, Francisco José Viegas ou Marguerite Yourcenar. "Somos muito liberais, não temos uma área literária por excelência e são os membros que propõem as obras", diz a mentora do projecto, Rita Moreira, 32 anos, que se confessa muito entusiasmada com o sucesso do clube.
Funcionária da Biblioteca Municipal de Loulé, com funções na área de criação de projectos, Rita Moreira assevera que ainda hoje lhe custa acreditar no ambiente e cumplicidade que se gerou entre os membros do clube, que reúne pessoas de várias idades e profissões, mas na sua maioria licenciados. "Este era o grupo que eu idealizava quando apresentei o projecto, mas nunca pensei que fosse possível", insiste, salientando que existe no seio do clube um "grande respeito pela opinião do outro".
Os membros do grupo estão também atentos à vida cultural e à programação das salas de espectáculo, pois a ideia é debater não só livros como peças de teatro, filmes ou outro tipo de espectáculos artísticos. "Agora vai estar em cena no teatro D. Maria a peça 'Budapeste' de Chico Buarque e nós queremos ir lá ver", observa Rita Moreira, que quer também levar os membros do grupo a participar activamente na vida da biblioteca onde trabalha.
"Queremos trazer escritores de renome à biblioteca e há membros do clube que já foram convidados a participar em leituras de excertos e outras actividades", assinala. À parte as actividades paralelas ao clube que pretende realizar, Rita Moreira está certa de uma coisa: a missão de despertar o gosto para a leitura partilhada está a ser cumprida. Para integrar o clube - neste momento há 19 membros fixos e o máximo é 25 -, é necessário ter mais de 18 anos, estando a biblioteca encarregada de adquirir cada uma das obras em número suficiente para todos os participantes.
Além do Clube de Leitura de Loulé, existem no Algarve clubes nas bibliotecas de Lagoa, Lagos, Faro, Albufeira e São Brás de Alportel." Fonte do texto e foto: Barlavento - 10-2-007 Etiquetas: Actividades de Animação Divulgação e Marketing, Bibliotecas e a Fundação Calouste Gulbenkian, Livros e Leitura |